• Tipo de Terapia

• Home > Terapias > TDCS :Neuromodulação por Corrente Continua

Estimulação Transcraniana TDCS

É uma das técnicas utilizadas como alternativa eficaz no tratamento de diversas alterações neurológicas como: AVC, traumatismos cranianos, lesão medular, paralisia cerebral, autismo, dores crônicas dentre outras.

A Estimulação Elétrica Transcraniana é uma tecnologia avançada nos tratamentos de doenças neurológicas muito usada na Alemanha e Reino Unido e agora aqui no Brasil. A técnica atua na regulação da área neuronal afetada, inibindo ou estimulando os neurotransmissores locais responsáveis por determinada função ou comportamento.

A Estimulação Elétrica Transcraniana é a aplicação de corrente elétrica contínua de baixa intensidade (de 1 a 2 mili amperes) por meio de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo, para aumentar ou inibir a atividade elétrica de determinadas áreas do cérebro e desta forma modular a excitabilidade cortical e assim interferir no desempenho de diferentes funções. A técnica é indolor, o paciente sente apenas um leve formigamento no local aplicado.

A técnica pode aumentar ou reduzir a atividade cerebral dependendo do local e posicionamento dos eletrodos na cabeça, que por sua vez dependerá da doença do paciente.

Essa tecnologia acelera o tratamento de lesões, distúrbios e doenças, além de ser um método seguro, sem aplicação de anestesia e não invasivo. O tratamento é definido de maneira individual, e não há necessidade de interromper o tratamento com medicamentos.

A ferramenta chamada neuroConn é um dispositivo médico CE-certificado para realizar a estimulação cerebral não-invasiva em seres humanos.

A Estimulação Elétrica Transcraniana usa correntes elétricas fracas durante vários minutos, e isso altera a carga elétrica nas membranas das células nervosas e tem uma influência direta sobre os canais de neurotransmissores. A técnica serve para fortalecer ou diminuir a excitabilidade das células cerebrais.

Benefícios

A melhoria evidente em quadros de doenças e distúrbios neurológicos diversos como AVC, Lesão Medular, Paralisia Cerebral, Traumatismo Craniano, dentre outros, contribui para a qualidade de vida das pessoas.

Além disso, em comparação com outras formas de tratamentos convencionais para lesões cerebrais, a estimulação elétrica transcraniana é até 3 vezes mais eficiente.

* melhora no controle de tronco e cabeça;

* melhora da marcha;

* melhora da cognição;

* melhora da espasticidade;

* diminuição da dor crônica;

* melhora do equilíbrio;

* entre outros benefícios

A estimulação transcraniana no tratamento de doenças neurológicas age no cérebro de forma similar a ação da aprendizagem, por exemplo.

Esta ação da estimulação ativa de forma positiva os neurônios, devido a repetição de tarefas. Desta forma, é como se os neurônios “aprendessem”, criando assim uma memória nova, uma lembrança.

Para induzir o cérebro a esta lembrança se aplicam correntes no córtex do paciente, através da estimulação transcraniana, podendo-se assim, controlar a frequência da atividade neural, aumentando-a ou reduzindo-a.

Quantas sessões de TDCS são necessárias?

A indicação inicial é de 5 a 10 sessões; dependendo da resposta nos primeiros 14 dias, decide-se sobre qual o melhor esquema de aplicação a seguir., ex., 2 sessões semanais, 2 sessões quinzenais etc.

Quais são as contraindicações do TDCS?

Implantes cerebrais de clipes metálicos próximo a região a ser estimulada, crises convulsivas sem controle.

O TDCS pode ser administrado com medicações?

Sim, não existem problemas na associação de medicações com o TDCS.

Qual é a duração da sessão de TDCS?

20-30 minutos, junto com exercícios.

Quais são os efeitos colaterais?

Podem ocorrer dor de cabeça, coceiras, vermelhidão, mas todos leves e transitórios. Em casos mais raros ter crise convulsivas.